Postagens Recentes

 

ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

A energia eólica é a fonte de energia que utiliza o vento como força motriz, o vento representa um recurso natural abundante, logo, a produção energética por meio do uso da energia eólica apresenta baixo custo. A utilização do vento para geração de energia iniciou-se no século XIX. A geração de energia eólica acontece por meio de equipamentos conhecidos como aero geradores eólicos, que em função da capacidade da velocidade do vento aciona os aero geradores capazes de converter a energia cinética dos ventos em energia elétrica. O processo é totalmente natural, apenas o uso do vento natural, ocorre seu aproveitamento e produz energia, não produz nenhum tipo de resíduo e nem emite gases poluentes à atmosfera, a energia eólica é considerada totalmente limpa e sem nenhuma intervenção na natureza.

A primeira turbina para geração de energia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992. Dois anos depois, entrou em operação a primeira usina eólica conectada ao sistema elétrico integrado do país, na cidade de Gouveia - MG, no Vale do Jequitinhonha.

A Lei Nº 10.438/2002 criou o PROINFA – Programa de Incentivo as Fontes Alternativa de Energia Elétrica, com o objetivo de aumentar a participação de fontes alternativas renováveis com a instalação de pequenas centrais hidrelétricas, empreendimentos termelétricos a biomassa e usinas eólicas na produção de energia elétrica, no fomento e privilegiando pequenos empreendedores que não tenham vínculos societários com concessionárias de geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica.

O cálculo das cotas é baseado no Plano Anual do Proinfa (PAP) criado pela Eletrobrás e encaminhado para a ANEEL. O custo do programa, cuja energia é contratada pela Eletrobrás, é pago por todos os consumidores finais (livres e cativos) do Sistema Interligado Nacional (SIN), exceto os classificados como baixa renda. O valor de custeio do Proinfa é dividido em cotas mensais, recolhidas por distribuidoras, transmissoras e cooperativas permissionárias e repassadas à Eletrobrás.

A criação do PROINFA – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, vem realizar o fomento a criação e utilização de outras fontes renováveis, como eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Estas estações podem usar energia hidrelétrica, o carro-chefe da matriz energética do Brasil, que compreende cerca de três quartos da capacidade energética instalada do Brasil, com alto custo de produção de energia, juntamente com as vantagens e custo de produção da energia eólica como uma fonte de energia renovável, amplamente disponível, tem levado vários países a estabelecer incentivos diretos regulamentando e dirigindo investimentos financeiros para estimular a geração de energia eólica, muito bom para o país, para sociedade e o meio ambiente agradece por esse alívio em sua agressão

Post a Comment

أحدث أقدم